terça-feira, 4 de maio de 2010

Pesquisadores e professores vão apresentar suas publicações no LPC, durante o Intercom Sul (Parte 3)

Por Romina Medina

Um novo livro somou-se às publicações que vão ser apresentadas na rua coberta do Campus II da Feevale às 18h nos dias 17 e 18 de maio.

Livro: Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! – A radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961)

Autora: Izani Mustafé

Resumo: A obra Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! – A radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961) tem como principal objetivo reconstituir a história da radiodifusão em Joinville e compreender como Wolfgang Brosig, de origem alemã, obtêm a concessão de uma rádio em pleno Estado Novo (1930-1945), exatamente quando a Campanha de Nacionalização (1937-1945) está em vigor no país, provocando perseguições e muitos sofrimentos aos imigrantes e brasileiros de origem alemã. A Rádio Difusora de Joinville, com o prefixo ZYA-5, entrou no ar oficialmente em 1o de fevereiro de 1941, depois de Brosig ter feito diversas experiências de transmissões radiofônicas. O tempo delimitado neste trabalho permite descrever o surgimento da segunda e terceira emissoras na cidade, que se constituíram nas duas primeiras concorrentes da Difusora: a Rádio Colon (1958) e a Cultura (1959). Observando e analisando as três emissoras, foi possível confrontar as influências: política, econômica, social e cultural na formação de cada uma, relacionando-as com o contexto local, regional e nacional. A pesquisa fundamentada em fontes documentais e orais permitiu a identificação e a caracterização da programação das três emissoras. No primeiro capítulo, a autora descreve a história da radiodifusão no Brasil, em Santa Catarina e em Joinville, o surgimento da Difusora, a história do seu fundador, Wolfgang Brosig, a atividade das mulheres e de diversos locutores. Em seguida, é narrada a formação das rádios Colon e Cultura. O segundo capítulo é dedicado à reconstituição da história do rádio joinvilense por meio das memórias de seis radialistas. Com essas lembranças foi possível conhecer os meandros da radiodifusão local e confrontar informações que existiam apenas em documentos oficiais e esparsos registros encontrados durante esta pesquisa.

O LPC é um espaço destinado aos professores e pesquisadores para a apresentação de produções escritas como livros, CDs e revistas.

Não deixe de conferir as próximas publicações!

0 comentários:

Postar um comentário