terça-feira, 18 de maio de 2010

Intercom oferece espaço para debate sobre jovens

“Ter atitude”... “Jovem é problema e solução”... “Não é fácil ser jovem hoje”... Esses foram alguns dos assuntos tratados no painel PUBLICAÇÃO PARA JOVENS. Trazendo a garotada como alvo de discussão, o painel apresentou o estudo da professora Saraí Schmidt, da Feevale, sobre a Revista MTV e mais cases, como o caderno Bah!, do Grupo Editorial Sinos, e Kzuka, do grupo RBS. Na apresentação de seu estudo, a professora mostrou que a mídia procura definir a cara do jovem dos dias de hoje. Para ela, essa “cara” não tem um padrão definido, sendo que cada jovem possui a sua própria identidade e a torna multifacetária. A questão do individualismo também foi abordada em seus comentários. Segundo Saraí, nos tempos atuais, os jovens procuram ser diferentes para serem iguais aos outros. As campanhas publicitárias presentes nas publicações destinadas ao público adolescente também enfatizam a idéia do individualismo.
A expressão “O jovem quer se ver na publicação” esteve bem presente nas três apresentações. Marcela Brown, editora do caderno Bah!, comentou que esse é um dos principais motivos pelos quais muitas colunas do Bah! ainda estão presentes na publicação, que tem mais de dez anos. Conforme Marcela, aproximadamente 228.000 pessoas lêem o caderno, que é veiculado todas as quintas-feiras nos jornais NH e VS. Outra questão que Brown destacou foi a de que “falar de jovens não significa falar só de jovens”, referindo –se a diversos contatos que existem com a redação por parte de professores e educadores. Os participantes da palestra Fernando Rosário e Carla Galvão, editores de web de Porto Alegre, destacaram a questão do comportamento do jovem como o assunto mais bem explorado no painel. Para Carla, é importante que esse quesito esteja presente em todas as discussões que tenham a juventude como tema.

Cássios Diogo Schaab

0 comentários:

Postar um comentário