quarta-feira, 19 de maio de 2010

O jornalismo na Comunidade



Repórter oficial do ‘JA COMUNIDADE’, Manoel Soares, do Grupo RBS, fez parte do último painel do Intercom Sul 2010, na noite desta terça-feira. Ele trouxe aos estudantes de comunicação, que lotaram o auditório do Salão de Atos, relatos e dicas de como é fazer um jornalismo dentro da comunidade. Manoel, para exemplificar comparou o jornalismo comunitário a um avião de papel, trazendo a idéia de um jornalismo macro-visão.
Como todo mundo, ele também teve a sua primeira vez na telinha, e fez questão de mostrá-la para o público. Risadas foram as principais reações de quem assistiu as imagens, onde ele aparece no topo de uma favela, com uma linguagem totalmente diferente da que todo mundo está acostumado a ver. Por falar em linguagem, isso também muda quando o assunto é comunidade. “Um André Haar não poderia fazer reportagem na comunidade”.
O JA COMUNIDADE mostra que na favela pode ter uma reportagem, uma pessoa que tem uma história diferente para contar, por exemplo. Manoel, que se considera um favelado, explicou que para ele, as pessoas contam as coisas, não tem medo, porque elas se identificam com ele.
Além disso, o repórter lembrou aos futuros comunicadores a importância da imagem na TV, e do ‘repórter invisível’, quando a notícia aparece mais do que quem está transmitindo ela.
Com exemplos, vídeos, avião de papel e muita conversa, Manoel Soares deu uma aula de Telejornalismo na Comunidade a todos os estudantes, que ficaram até o final do painel com olhos e ouvidos no palco.



Por: Renata Arteiro

0 comentários:

Postar um comentário