terça-feira, 18 de maio de 2010

Desafio ao conhecimento


É, o Intercom Sul 2010 chegou ao fim. Ah, mas o fato de eu ter participado –e gostado- desta edição, ah, isto, não tem fim, não. Já disse algumas vezes, em conversas com amigos, que –sem dúvida- esta foi a experiência de maior conhecimento intelectual, e pessoal também, pela qual já passei.

Dentro do evento é realizado o Intercom Jr., esta foi a categoria que eu participei. A iniciativa propõe um espaço para que os acadêmicos de comunicação exponham suas produções científicas, não só para os participantes do evento, mas sim, para todos os interessados.

Produções científicas? É, eu até então, nunca tinha elaborado alguma. A ideia de escrever um artigo “surgiu” no final do ano passado, em forma de desafio, lançado pela professora Donesca Calligaro –que foi minha orientadora na pesquisa. Eu não resisti ao desafio e aceitei. Por nunca ter feito um trabalho do tipo nem sequer acompanhado alguma produção, encontrei muita dificuldade e não foi só no início, não, até momentos antes de finalizá-lo, algumas alterações foram necessárias.

Enfim, a data do evento foi se aproximando. A primeira grande notícia –boa- veio com a “carta de aceite”, onde foi informada havia sido selecionado. Depois, a tarefa foi preparar a apresentação do trabalho para os demais participantes do mesmo grupo que o meu: comunicação audiovisual.

Com o medo de ficar muito longa, já que há um tempo máximo para a exposição, acabou ficando curta. Mesmo assim,boa –na minha opinião. A melhor parte é o momento de discussão, no qual todos que assistiram ao trabalho podem colocar suas impressões e sugerir algo para “qualificar” a pesquisa.

Então, é por isto tudo –aprendizado, troca de informações e novas ideias, entre outras coisas- que foi uma experiência única ter participado deste Intercom Sul.

Ah! Como não citar aqueles que me apoiaram desde o lançamento do desafio (né, Donesca!?) até os que entenderam a minha ausência em algumas atividades (aqui, para amigos e família, claro). Enfim, muito obrigada!


Carine Klein – acadêmica de Jornalismo – Feevale.

0 comentários:

Postar um comentário