quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nos bastidores do Intercomsul

Agência Experimental de Comunicação da Feevale trabalha na organização do evento

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, a Feevale receberá o XI Congresso Intercom Sul. O evento tem como tema “Comunicação, Cultura e Juventude”. O encontro permitirá a troca de conhecimento entre os acadêmicos, professores, mercado e pesquisadores. Além disso, as atividades propostas pelo Congresso tem como finalidade instigar o debate entre os participantes. Através de palestras, oficinas, lançamentos de livros e mostra competitiva, o Intercom Sul abordará assuntos que, atualmente, fazem parte das diversas áreas da Comunicação.
Diversos setores da Feevale estão envolvidos na organização do evento, entre eles a Agência Experimental de Comunicação (AGECOM). Em entrevista ao TRI, as coordenadoras de cada núcleo do setor explicaram sua participação no Intercom Sul 2010.
A coordenadora do Núcleo de Relações Públicas, professora Adriana Stürmer, explica que seu Núcleo está responsável pelo contato com os patrocinadores, apoiadores e associados ao evento. Isso se dá por um mix de estratégias usando e-mail, telefone e visitais aos locais. A professora também está cuidando da seleção de alunos que vão auxiliar na organização das atividades no dia do evento. “Estamos chamando os alunos para serem monitores durante os três dias de evento. Além da experiência isso contará como horas complementares”, afirma Adriana. O Núcleo de Relações Públicas também está envolvido na organização da festa oficial do Intercom Sul, que recepcionará os participantes, no dia 18 de maio, no American Bowling, em Novo Hamburgo. “É importante ressaltar que o trabalho está sendo feito com muita parceria entre os três núcleos da Agecom”, finaliza a professora.
O Núcleo de Publicidade e Propaganda está envolvido com a parte de divulgação, projeto gráfico e layout do site e do blog. A coordenadora do Núcleo, professora Rosana Vaz Silveira, explica que “o conceito das peças se desenvolveu com base nos eventos que caracterizam a cidade de Novo Hamburgo. Valorizou-se o sapato, e a linguagem é bem jovem, descontraída”. Rosana ainda comenta que foram usados dois métodos de divulgação que estão sendo distribuídos nas faculdades da região: as peças básicas (cartazes, folders, e-mail marketing) e os materiais de apoio (rótulo de CD, flyers).
O site e o blog projetados pelos Núcleos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo serão abastecidos pelos três núcleos da Agecom. A coordenadora, professora Donesca Calligaro explica que os integrantes de sua equipe e mais alunos colaboradores, formarão um departamento de assessoria de imprensa do Intercom Sul. A cobertura jornalística se divide em três etapas: pré, durante e pós-evento. Na primeira, são produzidas matérias sobre os bastidores. A segunda consiste no próprio abastecimento do blog e site oficiais, através da produção de matérias, vídeos e fotos que mostrarão o que está rolando no evento. E, por fim, na terceira etapa serão divulgados os trabalhos premiados na Expocom Sul e a repercussão do Congresso. “Já estamos selecionando estudantes que estejam interessados em participar desta atividade, que exige total responsabilidade. Será muita adrenalina”, garante a professora.

A auxiliar administrativa da Agecom, Francielle Behrend, coordena a Comissão Cultural do evento. O trabalho está sendo realizado junto com: Daniela Cavagnolli, funcionária do núcleo de Relações Públicas do Marketing, a professora Adriana Stürmer, e a estagiária de RP da Agecom, Camlila Borniger. As atividades que serão oferecidas ainda estão sendo planejadas. Até o momento, Francielle conta com o apoio da disciplina de Marketing e Produção Cultural, da professora Maria Alice Bragança. Os alunos irão apresentar uma peça durante o evento, assim como o grupo teatral do campus I, que também está apoiando a comissão.
A professora de Comunicação Social, Marta Oliveira dos Santos, também integra a equipe. Marta ficou responsável por prospectar patrocinadores e apoiadores para o Intercom Sul deste ano. Segundo a professora, “o próprio evento tem um perfil interessante para atrair empresas que desejam expor sua marca”. Estão confirmados: Restaurante O Bifão, Mais Pastel e estabelecimentos internos da Feevale: Livraria Cultural, Restaurante Quicker e Lancheria Dogmania.


Texto MAIARA SPARRENBERGER e MÁRCIA ANDRADE
Foto DIEGO SOARES DOS SANTOS

0 comentários:

Postar um comentário