segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comunicação, mídia e juventude

Nesta segunda-feira 17 de Maio, a Universidade Feevale recebeu os professores Marinalva Barbosa da Universidade da UTI (Universidade Tuiuti do Paraná) e Francisco Javier Mas da Universidad Mayor do Chile para um debate sobre mídia e juventude.
Marinalva é diretora do Intercom Nacional, que será esse ano em Caxias no Rio Grande do Sul. É formada em história e de acordo com seus estudos críticos e reflexivos sobre o comportamento da juventude brasileira, mostrou que essa “entre idade” não foi vivida pelos atuais adultos e que agora se está resgatando essa idade para que estes jovens possam se incluir nas mídias, essa inclusão se foi dada rapidamente entre essa população entre 18 e 24 anos. Por esses aspectos que o Intercom Nacional que acontece entre os dias 2 e 6 de setembro deste ano busca estudar três temáticas: 1° Comunicação, Cultura e Consumo Jovem, 2° Geração Net e Consumo digital e 3° Comunicação, Juventude, Música e Periferia.
Debatendo com Marinalva, Francisco Mas trouxe para os congressistas dados sobre o consumo de mídia no Chile, mostrou que no ano de 2009 apesar da crise financeira, o país cresceu 34%, tendo como maioria, empreendedores com menos de 40 anos. Com isso, viu-se que a integração dos jovens chilenos com a mídia cresceu, destacando que 92% dos chilenos a partir de 12 anos possuem celular e destes 75% possuem no mínimo um computador. Quanto aos meios de relacionamento, 4,6 milhões de jovens entre 18 e 24 anos possuem facebook, 73% têm blog e fotoblog, 85% confiam nestes sites de relacionamento e usam estes para compartilhar vivencias e relações pessoais.
Os participantes do XI Intercom Sul puderam receber informações de outro país e vivenciar os estudos de uma professora de história da comunicação.

Texto por Mônica Bortolotti

0 comentários:

Postar um comentário